LITUÂNIA
RAMBYNAS
IMIGRAÇÃO LITUANA
ORGANIZ. NO BRASIL
RAMBYNET
RADIONLINE
E-MAIL











   RAMBYNAS


ATIVIDADES DO GRUPO
ORIGENS DO NOME
DAINŲ ŠVENTĖ
VASARIO 16



   VASARIO 16

1918 m. VASARIO 16 d.

Em 16 de fevereiro de 1918, os 20 membros eleitos do Conselho da Lituânia estavam reunidos em Vilnius, Didziojole gatveje nr. 30 (hoje Pilies gatveje nr. 26).
Aproveitando-se de um momento político e patriótico favorável declararam o Restabelecimento do Estado Independente da Lituânia. Foram muitas as reações contrárias à autodeterminação lituana, mas prevaleceu o desejo de liberdade de um povo oprimido.
Esta data passou a ser celebrada como o símbolo da soberania e autodeterminação da nação lituana.
Neste ano, comemoramos 96 anos da Independência da Lituânia.


Vasario 16 d.

A dança é a sublime evidência da alma nacional, pois através dela expressa-se o amor, a dedicação e a fidelidade à Pátria e às suas tradições. E é isso que o Rambynas veio fazer hoje: falar e dançar o amor.
16 de fevereiro é a maior e mais significativa comemoração cívica para a nossa comunidade. Para esta festa ainda vêm lituanos de todos os lados da cidade ; pessoas que não podem e não querem se desprender de suas raízes.
No entanto, para ela vêm também muitas pessoas que estão à procura de seu passado, da história de suas famílias, de sua identidade. E ainda, famílias que por um motivo ou outro estiveram afastadas e agora estão de volta.
Em 2003, durante a Dainu Švente, ouvimos um discurso que dizia que "a Lituânia está de volta à velha Europa e traz consigo sua cultura, suas próprias tradições, suas canções e suas danças. Devemos amar a língua lituana e tudo o que nossos antepassados guardaram, tudo o que o povo lituano tão bravamente defendeu, tudo o que as mães com seus lamentos e canções de ninar fixaram na memória de seus filhos tão forte e ardentemente que ninguém conseguiu arrancar - nem quem estava lá só de passagem e nem os que ocuparam-na."
Nós que há 750 anos estamos unidos pelo direito de viver livres e soberanos. Os que não deixaram a Pátria e lá, às margens do Báltico permaneceram resistindo e lutando e os que no exílio trataram de guardar cada provérbio, cada história, cada canção e passá-las de geração para geração para assim garantir a existência da Nação lituana...
Nós - Todos os lituanos que, na adversidade, dentro e fora da Lituânia, nos mantivemos cantando e dançando, pois através das danças e das músicas fortalecemos o nosso espírito e guardamos a essência de todo um povo.
Nós - todos os lituanos em União podemos e devemos fortalecer a Lituânia, assim como unidos podemos também fortalecer a comunidade em que vivemos.
Nós - Todos os lituanos. Os que vivem naquele pedaço de terra às margens do Mar Báltico e aqueles que para chegar àquela terra precisam atravessar mares e oceanos, cruzar os céus através dos verdes bosques...
Sim, temos algumas diferenças entre nós, afinal, somos homens, não anjos, mas não devemos nos esquecer de que estamos todos do mesmo lado.
Quem sabe se a força da Lituânia que vemos voltando à Europa hoje não se deva à lembrança coletiva da inscrição feita na coroa de Mindaugas: "Onde estiver a união, lá estará a força."
Queremos assim, expressar nosso desejo de que todas as atividades de nossa colônia não sirvam apenas para nos engrandecer como pessoas, grupos ou organizações, mas visem, principalmente fortalecer o espírito de unidade de nossa comunidade.


Apresentação do Grupo RAMBYNAS


Clique nas fotos para ver os vídeos da apresentação do Grupo "RAMBYNAS".
Obs.: Utilizar Windows Media Player.