>


LITU&AcircNIA
RAMBYNAS
IMIGRAÇ&AtildeO LITUANA
ORGANIZ. NO BRASIL
RAMBYNET
RADIONLINE
E-MAIL













   LITUÂNIA


LITUÂNIA:
LOCALIZAÇÃO
CARACTERÍSTICAS DO PAÍS
HISTÓRIA DA LITUÂNIA
SÍMBOLOS NACIONAIS
TRADIÇÕES LITUANAS
CULINÁRIA LITUANA
DANÇA FOLCLÓRICA LITUANA



LITUÂNIA:

Trakai
A Lituânia é um país localizado no norte da Europa e os lituanos estão orgulhosos e felizes em ter sua costa do Mar Báltico, uma das mais belas costas da Europa. O mar esverdeado e a fina areia branca e limpa atrai turistas, principalmente nos dias mais quentes de verão. Faz fronteiras com: Letônia ao norte, Polônia ao sul, Bielorússia a leste e Região de Kaliningrado, pertencente à Federação Russa, a oeste.
Se você realmente quer conhecer a Lituânia, primeiro deve conhecer seu povo. A maioria dos lituanos são muito sinceros, hospitaleiros e prestativos. São pessoas de vida longa, por isso, se você tiver a oportunidade de conversar com pessoas de gerações mais antigas, você vai trazer de volta histórias e experiências muito interessantes.

O ambiente natural é espetacular e, o mais importante: intocado pela atividade humana. É o bem mais precioso da Lituânia. Suas florestas cobrem aproximadamente trinta por cento do território do país. As florestas lituanas são ótimas para apanhar cogumelos, framboesas e cerejas. Morangos silvestres, mirtilos e amoras são perfumadas com o cheiro da floresta e têm um sabor fantástico!

Caminhadas, natação, canoagem e rafting em cerca de 2800 lagos e 758 rios lituanos – tanto entretenimento que é difícil de enumerar. A Lituânia tem cinco parques nacionais e trinta parques regionais que oferecem lazer amplamente diversificado. E o melhor, é que aqui os requisitos de proteção específicos e as regras de conduta aos visitantes não lhe impedem de desfrutar da beleza do ambiente natural.
Se você está cansado da vida agitada, terá uma excelente oportunidade de se afastar das pressões das grandes cidades. Viaje para onde o seu coração e mente podem descansar. Viaje para as florestas intermináveis e os lagos espalhados por toda a Lituânia, os rios que cruzam o país ou a inesquecivelmente bela Curonian Spit banhada pelo Mar Báltico.

Mas, se, pelo contrário, você for uma pessoa verdadeiramente urbana, você vai encontrar muito a fazer nas grandes cidades da Lituânia. São vários museus que acumularam enormes coleções, galerias de arte nacionais e privadas, o zumbido interminável de teatros e music halls, vida noturna fascinante, uma variedade de opções de entretenimento, festivais e eventos esportivos.
Se você quiser experimentar uma hospitalidade genuína, então você deve visitar a Lituânia!




NOME: LIETUVOS RESPUBLIKA
(REPÚBLICA DA LITUÂNIA)

CAPITAL: Vilnius

GOVERNO: República Parlamentar

IDIOMA OFICIAL: Lituano

ÁREA: 65.300 km quadrados

MOEDA: Euro (desde janeiro de 2015)

RELIGIÃO: Maioria Católica Romana

POPULACÃO: 2.980.000

GOVERNO:

Saulius Skvernelis
A Lituânia é uma república parlamentarista. O presidente, representante do estado, é eleito por 5 anos, e dirigente nos assuntos externos e política de segurança.
O Seimas (Parlamento) é unicameral e composto de 141 membros que são eleitos para um mandato de 4 anos. Setenta e uma cadeiras no Seimas são determinadas pelo voto popular direto. As cadeiras restantes são alocadas com base na proporcionalidade de votos de que cada partido recebe com um mínimo de 4 porcento do total de votos.
Dalia Grybauskaitė
O presidente indica o primeiro-ministro, subjeto de aprovação pelo Seimas.
O território da Lituânia encontra-se dividido em 10 apskritys (unidades administrativas nacionais), todos com o nome das respectivas capitais. Os apskritys estão divididos em 60 municipalidades (em lituano: savivaldybes). Cada municipalidade é então dividida em seniunijos.
O atual chefe de estado é a presidente Dalia Grybauskaitė (desde julho/2009 - reeleita em 2014) e o atual chefe de governo é o primeiro-ministro Saulius Skvernelis (desde novembro/2016).
A atual constituição está em vigor desde 1992.

POPULAÇÃO E ETNIAS:

A Lituânia tem a maior população dos três países bálticos, aproximadamente 2,98 milhões (83,7% são lituanos, 6,6% são poloneses, 5,3 % russos, 1,3% bielorrussos e 3,1% são de outras nacionalidades).
A capital é Vilnius (população: 528 mil). As outras grandes cidades são: Kaunas (307.500), Klaipeda (159.000), Šiauliai (107.000) e Panevežys (97.600).
68% dos habitantes concentram-se em áreas urbanas e a densidade populacional é de 45,7 pessoas por quilômetro quadrado.
Diferenças regionais da cultura lituana refletem o desenvolvimento histórico complicado do país. Desde o século 13 cinco áreas etnográficas, ou regiões, se formaram historicamente no atual território da Lituânia: Aukštaitija (literalmente Terras Altas, nordeste e leste), Žemaitija (Samogitia, literalmente Terras Baixas, região noroeste), Dzukija ou Dainava (região sudeste), Suvalkija (Suduva) ou Sudovia (sul e região sudoeste) e Lituânia Menor (região da costa marítima). Estas regiões etnográficas ainda hoje diferem em dialeto, formas de estilos de vida e comportamento, enquanto que até a virada para o século XIX, havia grandes diferenças nos estilos de vestir e vida rural, bem como no planejamento das aldeias.
A Lituânia se orgulha muito de seus tesouros inesgotáveis do folclore: roupas coloridas, músicas melodiosas, uma abundância de contos e histórias e uma língua fluente. Este patrimônio cultural é alimentado pelos grupos folclóricos e etnográficos. Nos últimos anos temos testemunhado o renascimento do artesanato etnográfico e das tradições culinárias. Mostra de artesanato folclórico e oficinas de artesanato são organizadas durante muitos eventos e festivais ao longo do ano.
O idioma oficial é o lituano, um representante do grupo báltico das línguas Indo-Europeias. É considerada como uma das mais arcaicas na Europa, por muitos estudiosos, o lituano está estreitamente relacionado ao sânscrito.




PAISAGEM E CLIMA:

A Lituânia é comumente chamada de terra de rios e lagos, com as águas no interior do país compondo 4% do seu território. O número total de rios e riachos é de 758 (o maior rio é o Nemunas com 937 km de comprimento, sendo 475 km em território lituano, e o número de lagos é bem mais de 2800. O mais profundo deles é Tauragnas (62,5 m de profundidade), o maior é Druksiai (42,3 km quadrados), o mais comprido é Asveja (Dubingiai) (29 km).
A Lituânia é predominantemente plana. O país tem uma paisagem bem diversificada com: três planaltos e três planícies bem acentuadas. O ponto mais alto é Aukštójo kalnas subindo 293,8 m acima do nível do mar. Não há montanhas na Lituânia. O clima do país é de transição entre o tipo marítimo da Europa ocidental e do tipo continental encontrado mais a leste, é caracterizado por mudanças climáticas sazonais.
Nas últimas décadas, o clima da Lituânia tornou-se mais quente - a temperatura média anual em todo o território é 6,5 a 7,9 °C. O mês mais quente do ano é julho (com uma temperatura média em torno de cerca de 19,7 °C e um máximo de 30 °C), e o mais frio é Janeiro (com uma temperatura média de cerca de -2,9 °C, a temperatura mais baixa durante a geadas severas podem, ocasionalmente, cair abaixo de -30 °C). A maioria das chuvas é registrada de abril a outubro (60-65% da precipitação anual). As fortes chuvas são comuns quase todos os verões com precipitação superior a 30 mm por dia. Os meses mais ensolarados são entre maio e agosto, a menor quantidade de sol é de novembro a janeiro. Em qualquer estação, nunca se esqueça do guarda-chuva.