LITUÂNIA
RAMBYNAS
IMIGRAÇÃO LITUANA
ORGANIZ. NO BRASIL
RAMBYNET
RADIONLINE
E-MAIL











   RAMBYNAS


ATIVIDADES DO GRUPO
ORIGENS DO NOME
DAINŲ ŠVENTĖ
VASARIO 16



   ATIVIDADES DO GRUPO

Fundado em 1998 por Maristela A. Zutautas Zanarin, Sandra C. Mikalauskas Petroff e Silvia Tubelis, o grupo RAMBYNAS tem como objetivo resgatar, manter e divulgar a cultura lituana através das danças, tendo em vista que num mundo cada vez mais globalizado, é essencialmente importante preservar aquilo que é próprio de um povo para que ele não perca a sua identidade.
Consciente de sua importância dentro do processo de manutenção das raízes lituanas, procura mesclar, entre seus atuais componentes, jovens de várias faixas etárias a fim de que indivíduos com mais experiência passem seus conhecimentos para os mais novos. Dessa forma, estimula a preservação e transmissão do folclore e da cultura lituana de modo contínuo.
Com esta integração, o grupo consegue organizar vários eventos que visam ampliar cada vez mais o número de participantes da comunidade - sejam eles descendentes de lituanos ou simpatizantes.
Nossos ensaios acontecem no bairro da Moóca, cidade de São Paulo, no prédio da Aliança Lituano-Brasileira, Rua Lituânia, 67.
Atualmente, o grupo está constituído por 35 componentes de 13 a 35 anos, são jovens que além de dançar, trabalham, estudam, são escoteiros, são pais de família etc.


Sabemos que a simples existência de um grupo de danças, canto ou qualquer outra atividade folclórica não garante a continuidade da cultura e da tradição. É preciso muito mais: é preciso participar, interagir, transmitir, e receber os costumes.
Desse modo, nossa atuação não se restringe a participar de festivais e programas de TV ou sendo alvo de matérias de jornais e revistas.
Muito mais importante do que tudo isto, com o firme propósito de manter viva a nossa lituanidade e nossa união com a Lituânia temos procurado participar ampla e ativamente dos eventos tradicionais de nossa colônia e até mesmo, fazer renascer algumas tradições esquecidas ...


Nesta caminhada o grupo já participou três vezes do Festival Mundial da Música Lituana que acontece na Lituânia: em 2003 na cidade de Vilnius, 2007 em Kaunas e 2009 em Vilnius. Em 2003 o acontecimento foi especial, pois fez parte das Comemorações Oficiais dos 750 Anos da Coroação do Rei Mindaugas. Um evento grandioso onde estreitamos nossos laços com a Lituãnia e os lituanos. Em 2009 o evento foi mais especial ainda, pois houve a comemoração dos 1000 anos do nome Lituânia que encontrado nos Anais de Quedlinburg em 1009. E mais recente, participamos da XIV Lietuvių Tautinių Šokių Švente ou Festival de Danças Folclóricas Lituanas realizado em Boston - Estados Unidos em 2012 e foi maravilhoso. Fomos recebidos com cautela pelos realizadores pois eles tinham dúvidas sobre a capacidade dos grupos brasileiros. Mostramos nosso trabalho e eles gostaram muito do nosso desempenho, comprometimento e qualidade. Conseguimos aquilo que gostaríamos de ouvir: “Queremos vocês na próxima Šokių Švente”.



Atualmente o grupo é dirigido por Sandra C. Mikalauskas Petroff



Assim como seus trajes típicos com bordados multi-cores representam as várias localidades da Lituânia, também em seu repertório o Rambynas inclui danças de todas as regiões do país.
O Rambynas apresenta polcas e quadrilhas que enaltecem a virilidade dos homens e a graça das mulheres.
Geralmente as danças lituanas representam o dia-a-dia do povo e, por se tratar de um país essencialmente agrícola, elas estão muito relacionadas às atividades do campo desde a atividade pastoril à plantação (arar, semear, regar...); desde a colheita (chegada da primavera, variedade de grãos, festas para agradecer a fartura...), aos trabalhos derivados da colheita (preparar o fio, colocá-lo na roca...) até o trabalho nos teares manuais e industriais (laçada e cruzamento dos fios, giro dos carretéis e das engrenagens do tear) ou ainda todo o funcionamento dos moinhos de água e vento.
A ligação do homem com a natureza também está presente na grande quantidade de danças que representam os movimentos dos animais (galos, grilos, andorinhas, abelhas, cavalos e esquilos entre tantos outros), bem como naquelas que demonstram a exuberância dos bosques, a riqueza das cercas-vivas, a força das árvores (carvalhos, bétulas, salgueiros...) e a beleza e magnitude presentes na simplicidade das flores.

O flerte, o namoro, o casamento, a pré-quaresma, chegadas e partidas são alguns dos vários eventos familiares e religiosos que também aparecem representados.
A dança lituana de modo geral é muito alegre e expressa o espírito de um povo feliz, para quem qualquer acontecimento é um bom motivo para dançar.
E, nós, os integrantes do Grupo RAMBYNAS lembramo-nos disso todas as vezes que subimos ao palco. E orgulhosos procuramos sempre fazer o melhor, pois sabemos que ao vestir o traje típico deixamos de ser nós mesmos e passamos a ser uma nação.
Componentes do Grupo
  Ana Paula Tatarunas Di Giorno
  Carolina Mikalauskas Sanches
  Helena Pakalniski
  Isabelle V. Aradzenka
  Larissa Mikalauskas
  Marcele Idas Puodziunas
  Larissa Mikalauskas
  Natasha Pratusiavicius
  Rafaela C. O. Butvinskis
  Sandra C. Mikalauskas Petroff
  Vitoria Bendoraitis Izipato
  Vitoria Mattos
  Vythoria Adamo
Andrius Mikalauskas
Bruno Pratusiavicius
Filipi Jananvicius Romero
Marcelo Morales
Rainis Mazeika
Ricardo Machado Mazeitis
Roberto Petroff
Thomas Stepanoff de Campos
Vitor Tumas
Vytas Mikalauskas Petroff