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DANÇA FOLCLÓRICA LITUANA
DANÇA FOLCLÓRICA LITUANA
A dança folclórica acompanha o homem lituano em sua trajetória pela vida há alguns séculos. A dança o protegeu no sofrimento, fortaleceu-o nos trabalhos e foi sempre uma parte inseparável de sua alegria de viver.
A verdadeira essência das danças populares está nos tempos em que o homem primitivo usou o movimento como primeira maneira de expressar uma certa compreensão interior de sua relação com a natureza e o mundo. No início, sua criação usava apenas alguns movimentos, mas a partir daí vieram as danças. Elas tinham um poder mágico e delas eles extraiam ajuda para falar com seus deuses: os bons e os maus.
Nessa época o homem dançava diante de qualquer tipo de acontecimento: batalhas, casamentos, enterros etc. Mais tarde, tendo se tornado agricultor, ele dançou pedindo chuva, boa colheita, abundância, promessa de vida depois do inverno e assim por diante. A dança e a sua força mágica caminharam junto com o homem desde o seu nascimento até a sua morte. Quando ele fazia a dança mágica acreditava que recebia tudo que fosse necessário à vida e se sentia feliz. E a partir daí as danças passaram também a expressar os sentimentos humanos.
Nas festividades anuais a dança era usada para garantir a existência e nos acontecimentos individuais para confirmar a felicidade e a boa sorte.E assim, foi dada a base para os destinos de nossas danças populares. (E por isso elas podem ser divididas em: danças sobre a natureza e o trabalho, sobre os ofícios e danças de entretenimento.
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Com a chegada do Cristianismo as danças começaram a perder o objetivo mágico e passaram a ser dançadas apenas por hábito. Elas se tornaram danças populares tradicionais.
As danças primitivas não eram complexas e eram dançadas em corrente. Unindo-a, ganharam uma roda. Dançando em roda os dançarinos confirmavam canções e o objeto da dança era o despertar da vida.
Até o séc. XVII, como já visto, os lituanos dançavam em pequenas rodas e correntes em que os movimentos se repetiam em ciclos, mas o século XVIII trouxe uma linha nova de danças que de certo modo influenciaram as danças lituanas: quadrilhas da França, 'anglezai' da Inglaterra e um pouco menos, as valsas da Áustria.
No século XIX, depois de percorrer quase toda a Europa, chega à Lituânia a polca checa e até hoje temos um grande número de danças cujo passo principal é a polca. A partir daí a dança popular começou a desaparecer. Os jovens, em busca de novidades, começaram a dançar danças mais modernas para o seu tempo, como a Krokoviaka, Vengierka e outras.
Todas essas danças se misturaram às folclóricas vigentes e foram se subdividindo em uma infinidade de variedades e estilos e se fazendo próprias de cada região, de cada tempo, de cada família.
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Durante o século XX o povo lituano conquistou sua independência e começou a se interessar novamente pelas antigas danças e brincadeiras populares. Promoveu, então, uma grande busca nas aldeias na tentativa de recuperar a origem e a história das diversas tradições populares para que fossem documentadas. Nos anos da primeira independência procuraram perceber e fazer reviver as características da criação popular lituana. Um vigoroso trabalho que se estende até os dias de hoje.
Muitas das danças encontradas eram muito simples e rudimentares e isto fez com que fosse necessário fundir, harmonizar, coreografar, e adaptar cada uma delas às necessidades da instrumentação e dos costumes modernos.
Atualmente as nossas danças nacionais podem ser separadas em dois grupos: Ao primeiro pertencem as danças que foram encontradas e recolhidas no interior. Inevitavelmente, estas danças perderam muito de sua originalidade. Ao segundo grupo pertenceriam todas as danças criadas pelos professores de cultura lituana durante a primeira independência, no exílio (principalmente nos EUA e Canadá) e novamente depois da segunda independência. Eles criaram e ainda criam danças a partir das canções e brincadeiras populares.
Alguns dos fatores que mais impulsionaram o florescimento da dança na Lituânia, foram seu ensino obrigatório nas escolas e colégios, os concursos e os festivais, principalmente Dainu Švente. Já entre os lituanos no exterior um grande incentivo aos grupos de danças era a Šokiu Švente.
Assim, ao lado das canções, a arte folclórica que mais chegou às esferas internacionais foi a arte da dança.
Diz-se que por ocasião dos batizados a vovó deve dançar com o bebê para garantir que ele seja um bom dançarino quando crescer. Não se sabe se é verdade, mas não custa nada tentar, não é mesmo? Afinal, todos queremos que a Lituânia continue sendo reconhecida como a terra das canções e das danças, "um lugar onde as pessoas dançam uma tal dança chamada Suktinis que faz a terra tremer..."
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