LITUÂNIA
RAMBYNAS
IMIGRAÇÃO LITUANA
ORGANIZ. NO BRASIL
RAMBYNET
RADIONLINE
E-MAIL











   DANÇA FOLCLÓRICA LITUANA


DANÇA FOLCLÓRICA LITUANA
TRAJE NACIONAL LITUANO
INSTRUMENTOS MUSICAIS LITUANOS



   INSTRUMENTOS MUSICAIS LITUANOS

O dicionário de instrumentos musicais Grove publicada na Inglaterra menciona 48 instrumentos musicais lituanos.
Os instrumentos musicais lituanos são muito similares aos seus vizinhos bálticos e também próximos aos Eslovacos e Germanicos. Os instrumentos quase foram uniformizados com a exceção do nordeste, a Aukstaitija.
Os instrumentos folclóricos lituanos podem ser classificados em quatro grupos: cordas, sopro, percussão e idiofônico.
Kankles são os mais antigos e mais arcaicos de todos instrumentos lituanos de corda. Eles estão relacionados com a morte. Os lituanos acreditavam que para ser feito um instrumento sonoro, a madeira que eles deveriam manipular teria que ser cortada de uma floresta densa no dia que uma pessoa querida falecesse. No dia do velório familiar, a madeira adiquire o vigor e a alma. Tocar kankles era muito mais do meditar, era como se os musicos se protegiam da morte, doença e acidentes.
Geralmente, somente homens tocavam kankles e faziam seus próprios instrumentos. Para transmitir velhas tradições, ele explicavam os segredos de entalhar e tocar kankles para as novas gerações.
O corpo dos kankles tem uma forma trapezoidal e são esculpidos de uma única peça de tília, bordo ou amieiro. Os instrumentos com a parte traseira mais larga são cortados diagonalmente, A parte superior de pinheiro pode ser decorada com estrela de 4, 5 ou 6 pontas ou outros padrões relacionados com o corpo.
Uma barra de metal na qual as cordas de metal ou de tripas são fixadas em um terminal estreito. Cavilhas de madeira são fixadas na terminação mais larga para regular a tensão das cordas que variam de 5 a 12.
O kankles era tocado usando os dedos ou uma palheta de madeira. Eles podem ser classificados em três tipo de acordo com o número de cordas, técnica e repertório: nordeste Aukstaitija (tipo 1), oeste Aukstaitija e Zemaitija (tipo 2) e Suvalvija (tipo 3).


Há um número impressionante de instrumentos de sopro na Lituânia. Pastores freqüentemente tocavam seus apitos, svilpas (flauta simples) feitos de tiras da casca da bétula. Temos de 3 a 6 sons regulando a aberturas.
Lamzdeliai eram usados pelos pastores para tocar complicadas melodias chamadas tirliavimai, raliavimai, ridavimai ou músicas e danças folclóricas.
Instrumentos de madeira incluem sekminiu, ragelis and birbynes (flauta de junco) feitas de tipo de palha, madeira ou casca de árvore. A flauta com som parecido com o da cabra é muito popular junto aos pastores. Um homem que toca este instrumento é tido em alta estima. Seu repertório é muito diversificado incluindo melodias tirliavimai, musicas folclóricas, marchas e danças.
A flauta dos pastores é feita de madeira ou casca de árvore enrolada. É um instrumento de sinalização usado para ajudar a guiar animais, anunciar a hora da ordenha. Alguns habilidosos pastores conseguiam tocar musicas folclóricas e danças utilizando neste instrumento.
Skuduciai, ragai and daudytes ocupam um nicho único entre os instrumentos lituanos de sopro. Eles são encontrados somente no nordeste da Aukstaitija.


O mais popular dos instrumentos de percussão na Lituânia é o tambor. Era usado para comunicar notícias, convidar as pessoas para encontros, enterros e mais tarde como acompanhamento de danças. Pequenos tambores com couro de ovelha eram muito populares. Esses eram batidos com as mãos ou com um bastão.
Instrumentos idiofônicos (percussão, tipo chocalho) também anunciavam mensagens. Tabalas consistiam de uma a três taboas penduradas de árvores, celeiros. Batidas rítmicas nestes instrumentos anunciavam hora de arrebanhar, emergência e encontros nas vilas. Os dzingulis eram usados pelos anunciadores de casamentos para chamar os convidados. Esse instrumento consiste de um ou dois ramos bifurcados decorados com arruda e fitas em cima dos quais são amarrados sinos. Eram batidos no chão para produzir sons. Os kleketas, terksle e skrabalai são instrumentos de pastores usados para guiar animais, espantar pássaros e jogar.
A gaita de foles apareceu na Lituânia por volta do século 16 e hoje sobrevive perto das fronteiras do leste. A bolsa era costurada da pele de ovelha ou bezerro, duas gaitas (melodia e baixos) e um bocal eram fixados neles. As gaitas de foles animavam as festividades de casamentos e tavernas.
Outros instrumentos populares importados incluem a harpa judaica, saltério (instrumento de cordas que se toca com pequenas baquetas) e a rabeca. Em torno do século 19, tambores com pratos tornaram-se populares.
No fim do século 19, introduziram novas variedades de acordeons na Lituânia com uma fileira de chaves, duas fileiras como os acordeons alemães, bandonions, concertinas, harmônicas. Bandolins, balalaikas, guitarras, clarinetes e cornetas apareceram no século 20.
Os grupos de música folclórica já tinham se tornados populares na Lituânia. Eles às vezes consistiam de um instrumental simples e outras de um instrumental múltiplo. Grupos mistos apareceram em registros históricos tão cedo com no século 16.
Grupos de música folclórica das aldeias foram divididos em duas categorias históricas: antigos (antes do começo do século 19) e novos (depois do meio do século 19). Grupos antigos apresentavam-se usando instrumentos musicais arcaicos, tal como kankles, lamzleliai, birbynes. Rabecas foram usadas igualmente. Os novos grupos trocaram muitos instrumentos arcaicos por importados, tais como acordeons, clarinetes e cornetas. Os grupos das aldeias das diferentes regiões etnográficas tem formações diferentes.