O traje masculino também era feito em casa e muito enfeitado: Calça comprida xadrez, listrada, com listras diagonais ou ainda lisas com barrado desenhado. A calça podia ser com punho ou ainda colocada por dentro das meias.Em algumas regiões os homens usavam um colete curto e justo até a cintura ou mais longo e mais largo cobrindo os quadris - em outras regiões usavam um casaco comprido podendo estar ou não acompanhado de uma "juosta".No entanto, usando coletes, sempre usavam uma larga e comprida juosta (até o joelho) amarrada à cintura e caída para o lado esquerdo. Camisa branca, manga bufante, longa e lisa com punho, colarinho e peitilho com um bordado estreito. Em volta do pescoço usavam uma estreita juosta com os motivos da roupa ou um pequeno lenço xadrez. Na cabeça usavam vários tipos de chapéu: de palha, de lã, de raspa e outros. Vestiam meia xadrez e sapatilhas de couro ou tamancos de madeira.
Em algumas regiões do país o traje masculino era mais colorido ou mais vivo e em outras, mais claro ou mais escuro.
A roupa dos meninos era muito parecida, e normalmente, não usavam colete ou casaco.
As meninas usavam saia curta xadrez ou listrada (adolescentes usavam saia até o meio da perna), avental branco ou em tecido colorido bordado com motivos nacionais. Normalmente não usavam faixa na cintura e usavam um colar de âmbar mais curto. Enfeitavam a cabeça com uma coroa de flores, uma touca branca de crochê ou uma pequena coroa feita no tear. Meias brancas compridas e sapatilhas de couro.
No final do séc. XIX e começo do XX a maioria das diferenças existentes entre as roupas das diferentes nações desapareceram. As pessoas passaram a usar modelos mais parecidos.As tecelagens aumentaram sua produção de roupas, tecidos e enfeites. Os trajes típicos foram recolhidos para os museus e passaram a servir de modelo para a produção de outros novos que passaram a ser usados apenas em festas nacionais ou para ilustrar outros costumes e tradições.
Atualmente, a maioria das roupas típicas é fabricada em tecelagens segundo os exemplares antigos, mas em muitas cidades ainda se pode encontrar tecelãs com seus complexos e maravilhosos teares manuais.