LITUÂNIA
RAMBYNAS
IMIGRAÇÃO LITUANA
ORGANIZ. NO BRASIL
RAMBYNET
RADIONLINE
E-MAIL











   DANÇA FOLCLÓRICA LITUANA


DANÇA FOLCLÓRICA LITUANA
TRAJE NACIONAL LITUANO
INSTRUMENTOS MUSICAIS LITUANOS



   TRAJE NACIONAL LITUANO

Chamamos de roupas folclóricas ou trajes típicos nacionais aos variados tipos de roupas usadas no dia-a-dia e nas festas e datas importantes. Normalmente as roupas de sair são mais finas, mais coloridas e mais enfeitadas do que as cotidianas.
Através dos séculos cada nação tratou sempre de renovar e atualizar a sua moda. Esta troca se dava de acordo com a condição econômica das pessoas, sua percepção do belo e sua capacidade de produção.Dizem que povos mais caprichosos e com maior percepção do belo sempre usaram roupas mais ornamentadas.
Antigamente as roupas eram mais variadas e exclusivas, pois cada aldeia tecia e bordava a seu modo. A produção caseira era única, porque as roupas eram feitas pelo próprio usuário: urdidas e desenhadas com vários motivos, bordadas e depois costuradas. Cada um misturava os fios a seu modo resultando sempre num colorido diferente.
Apesar de muito parecida em todo o país, a roupa nacional tem sua peculiaridade em cada região. Elas se diferenciam na forma de usar, nos motivos, na preferência pelas cores e pequenas diferenças no corte das peças.
Nos tempos antigos estas roupas estas roupas eram usadas no dia-a-dia e também para os chamados momentos em sociedade: festas, casamentos e outras datas importantes. O tecido, os desenhos, as cores e a modelagem das atuais roupas folclóricas lituanas são copiados dos antigos trajes rurais do séc. XIX.


O vestuário nacional lituano está dividido em pré-histórico, histórico e folclórico.
Uma imagem aproximada do traje pré-histórico foi reconstruída baseada em restos de roupas e vários artigos de ornamentação encontrados em sítios arqueológicos. Roupas desse período histórico estão reunidas em museus lituanos e de outros países, bem como estão representados em antigos desenhos e gravuras.
A roupa típica lituana usada pela população rural era feita em casa e era muito variada. Os riscos complexos e a combinação de cores muito refinada
As roupas femininas são mais diversificadas do que as masculinas. Têm mais riscos, as cores são mais variadas.
As principais peças do traje típico feminino são: saia longa listrada ou xadrez, avental ricamente bordado, camisa branca com mangas longas bordadas (ou com desenhos vazados), punhos, golas e peitilhos bordados (e os motivos dependem da região onde estiver sendo confeccionado o traje), colete combinando com a saia, enfeite de cabeça e um colar de âmbar (mais remotamente usava-se também o coral). Nos pés vestiam meias com desenhos ou listras e sapatilhas de couro, tamancos de madeira ou sapatos baixos pretos. Em alguns lugares usavam também uma longa, larga e desenhada "juosta" amarrada à cintura e caída para o lado esquerdo. As mulheres casadas usavam o "nuometas" (espécie de lenço branco usado como as mulheres árabes) ou ainda um lenço bordado, listrado ou mesmo branco. As solteiras usavam a "karuna".


O traje masculino também era feito em casa e muito enfeitado: Calça comprida xadrez, listrada, com listras diagonais ou ainda lisas com barrado desenhado. A calça podia ser com punho ou ainda colocada por dentro das meias.Em algumas regiões os homens usavam um colete curto e justo até a cintura ou mais longo e mais largo cobrindo os quadris - em outras regiões usavam um casaco comprido podendo estar ou não acompanhado de uma "juosta".No entanto, usando coletes, sempre usavam uma larga e comprida juosta (até o joelho) amarrada à cintura e caída para o lado esquerdo. Camisa branca, manga bufante, longa e lisa com punho, colarinho e peitilho com um bordado estreito. Em volta do pescoço usavam uma estreita juosta com os motivos da roupa ou um pequeno lenço xadrez. Na cabeça usavam vários tipos de chapéu: de palha, de lã, de raspa e outros. Vestiam meia xadrez e sapatilhas de couro ou tamancos de madeira.
Em algumas regiões do país o traje masculino era mais colorido ou mais vivo e em outras, mais claro ou mais escuro.
A roupa dos meninos era muito parecida, e normalmente, não usavam colete ou casaco.
As meninas usavam saia curta xadrez ou listrada (adolescentes usavam saia até o meio da perna), avental branco ou em tecido colorido bordado com motivos nacionais. Normalmente não usavam faixa na cintura e usavam um colar de âmbar mais curto. Enfeitavam a cabeça com uma coroa de flores, uma touca branca de crochê ou uma pequena coroa feita no tear. Meias brancas compridas e sapatilhas de couro.
No final do séc. XIX e começo do XX a maioria das diferenças existentes entre as roupas das diferentes nações desapareceram. As pessoas passaram a usar modelos mais parecidos.As tecelagens aumentaram sua produção de roupas, tecidos e enfeites. Os trajes típicos foram recolhidos para os museus e passaram a servir de modelo para a produção de outros novos que passaram a ser usados apenas em festas nacionais ou para ilustrar outros costumes e tradições.
Atualmente, a maioria das roupas típicas é fabricada em tecelagens segundo os exemplares antigos, mas em muitas cidades ainda se pode encontrar tecelãs com seus complexos e maravilhosos teares manuais.